HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO

Evolução

A história da Administração iniciou-se num tempo muito remoto, mais
precisamente no ano 5.000 a .C, na Suméria, quando os antigos sumerianos
procuravam melhorar a maneira de resolver seus problemas práticos, exercitando
assim a arte de administrar.
Depois no Egito, Ptolomeu dimensionou um sistema econômico planejado que
não poderia ter-se operacionalizado sem uma administração pública sistemática e
organizada.
Em seguida, na China de 500 a.C, a necessidade de adotar um sistema
organizado de governo para o império, a Constituição de Chow, com seus oito
regulamentos e as Regras de Administração Pública de Confúcio exemplificam a
tentativa chinesa de definir regras e princípios de administração.
Apontam-se, ainda, outras raízes históricas. As instituições otomanas, pela
forma como eram administrados seus grandes feudos. Os prelados católicos, já na
Idade Média, destacando-se como administradores natos. A Alemanha e a Áustria,
de 1550 a 1700, através do aparecimento de um grupo de professores e
administradores públicos chamados os fiscalistas ou cameralistas. Os
mercantilistas ou fisiocratas franceses, que valorizavam a riqueza física e o
Estado, pois ao lado das reformas fiscais preconizavam uma administração
sistemática, especialmente no setor público.
Na evolução histórica da administração, duas instituições se destacaram: a
Igreja Católica Romana e as Organizações Militares.
A Igreja Católica Romana pode ser considerada a organização formal mais
eficiente da civilização ocidental.
Através dos séculos vem mostrando e provando a força de atração de seus
objetivos, a eficácia de suas técnicas organizacionais e administrativas,
espalhando-se por todo mundo e exercendo influência, inclusive sobre os
comportamentos das pessoas, seus fiéis.
As Organizações Militares evoluíram das displicentes ordens dos cavaleiros
medievais e dos exércitos mercenários dos séculos XVII e XVIII até os tempos
modernos com uma hierarquia de poder rígida e adoção de princípios e práticas
administrativas comuns a todas empresas da atualidade.
O fenômeno que provocou o aparecimento da empresa e da moderna
administração ocorreu no final do século XVIII e se estendeu ao longo do século
XIX, chegando ao limiar do século XX. Esse fenômeno, que trouxe rápidas e
profundas mudanças econômicas, sociais e políticas, chamou-se Revolução
Industrial.
A Revolução Industrial teve início na Inglaterra, com a invenção da máquina a
vapor, por James Watt, em 1776. A aplicação da máquina a vapor no processo de
produção provocou um enorme surto de industrialização, que se estendeu
rapidamente a toda a Europa e Estados Unidos.
A Revolução Industrial desenvolveu-se em duas fases distintas: a primeira fase
de 1780 a 1860. É a revolução do carvão, como principal fonte de energia, e do
ferro, como principal matéria-prima. A segunda fase de 1860 a 1914. É a
revolução da eletricidade e derivados do petróleo, como as novas fontes de
energia, e do aço, como a nova matéria-prima.
Ao final desse período, o mundo já não era mais o mesmo. E a moderna
administração surgiu em resposta a duas consequências provocadas pela
Revolução Industrial, a saber:
a) crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a
exigir uma administração científica capaz de substituir o empirismo e a
improvização;
b) necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, para fazer
face à intensa concorrência e competição no mercado.
Difícil é precisar até que ponto os homens da Antiguidade, da Idade Média e
até mesmo do início da Idade Moderna tinham consciência de que estavam
praticando a arte de administrar.
Já no século XX, surge Frederick W. Taylor, engenheiro americano,
apresentando os princípios da Administração Cientifica e o estudo da
Administração como Ciência.
Conhecido como o precursor da TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA,
Taylor preconizava a prática da divisão do trabalho, enfatizando tempos e
métodos a fim de assegurar seus objetivos "de máxima produção a mínimo custo",
seguindo os princípios da seleção científica do trabalhador, do tempo padrão,
do trabalho em conjunto, da supervisão e da ênfase na eficiência.
Nas considerações da Administração Científica de Taylor, a organização é
comparada com uma máquina, que segue um projeto pré-definido; o salário é
importante, mas não é fundamental para a satisfação dos funcionários; a
organização é vista de forma fechada, desvinculada de seu mercado; a
qualificação do funcionário passa a ser supérflua em consequência da divisão de
tarefas que são executadas de maneira repetitiva e monótona e finalmente, a
administração científica, faz uso da exploração dos funcionários em prol dos
interesses particulares das empresas.
Em 1911, Taylor publicou o livro considerado como a "biblia" dos
organizadores do trabalho: PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA, que
tornou-se um best-seller no mundo inteiro.
Reconhece-se hoje que as propostas pioneiras de Taylor deflagaram uma
"febre" de racionalização, que prepararam o terreno para o advento do TQC (Total
Quality Control), ocorrido ao longo do pós-guerra.
As propostas básicas de Taylor: planejamento, padronização, especialização,
controle e remuneração trouxeram decorrências sociais e culturais da sua
aplicação, pois representaram a total alienação das equipes de trabalho e da
solidariedade grupal, fortes e vivazes no tempo da produção artesanal. Apesar das
decorrências negativas para a massa trabalhadora, que as propostas de Taylor
acarretaram, não se pode deixar de admitir que elas representaram um enorme
avanço para o processo de produção em massa.
Paralelamente aos estudos de Taylor, Henri Fayol que era francês, defendia
princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta
administração. Enquanto os métodos de Taylor eram estudados por executivos
europeus, os seguidores da Administração Científica só deixaram de ignorar a
obra de Fayol quando a mesma foi publicada nos Estados Unidos. O ataso na
difusão generalizada das idéias de Fayol fez com que grandes contribuintes do
pensamento administrativo desconhecessem seus princípios. Fayol relacionou 14
(quatorze) princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar
aos de Taylor.
As 05 (cinco) funções precípuas da gerência administrativa como: planejar,
comandar, organizar, controlar e coordenar, o já conhecido e exaustivamente
estudado nas escolas de administração -PCOCC - são os fundamentos da Teoria
Clássica defendida por Fayol. Esta Teoria considera: a obsessão pelo comando, a
empresa como sistema fechado e a manipulação dos trabalhadores, que
semelhante à Administração Científica, desenvolvia princípios que buscavam
explorar os trabalhadores.
Traçando-se um paralelo entre a Administração Científica e a Administração
Clássica, conclui-se que enquanto Taylor estudava a empresa privilegiando as
tarefas de produção, Fayol a estudava privilegiando as tarefas da organização. A
ênfase dada pelo primeiro era sobre a adoção de métodos racionais e
padronizados e máxima divisão de tarefas enquanto o segundo enfatizava a
estrutura formal de empresa e a adoção de princípios administrativos pelos altos
escalões.
Na história da evolução da Administração não se pode esquecer a valiosa
contribuição de Elton George Mayo, o criador da TEORIA DAS RELAÇÕES
HUMANAS, desenvolvida a partir de 1940, nos Estados Unidos e mais
recentemente, com novas idéias, com o nome de Teoria do Comportamento
Organizacional. Ela foi, basicamente, o movimento de reação e de oposição à
Teoria Clássica da Administração, com ênfase centrada nas PESSOAS. Teve
como origem: a necessidade de humanizar e democratizar a administração, o
desenvolvimento das chamadas ciências humanas(psicologia e sociologia), as
idéias da filosofia pragmática de John Dewey e da Psicologia Dinâmica de Kurt
Lewin e as conclusões do Experimento de Hawthorne, já bastante estudado e
discutido nas escolas de administração. Em 1932, quando a experiência foi
suspensa, estavam delineados os princípios básicos da Escola de Relações
Humanas, tais como: o nível de produção como resultante da integração social; o
comportamento social do empregado; a formação de grupos informais; as relações
interpessoais; a importância do conteúdo do cargo e a ênfase nos aspectos
emocionais.
A partir de 1950 foi desenvolvida a Teoria Estruturalista, preocupada em
integrar todas as teorias das diferentes escolas acima enumeradas, que teve início
com a Teoria da Burocracia de Max Weber, que se baseia na racionalidade, isto é,
na adequação dos meios aos objetivos (fins), para que se obtenha o máximo de
eficiência.
Convém citar ainda, a Teoria de Sistemas desenvolvida a partir de 1970, que
passou a abordar a empresa como um sistema aberto em contínua interação com
o meio ambiente que o envolve e a Teoria da Contingência, desenvolvida no final
da década de 1970. Para essa teoria a empresa e sua administração sã variáveis
dependentes do que ocorre no ambiente externo, isto é, a medida que o meio
ambiente muda, também ocorrem mudanças na empresa e na sua administração
como consequência.
Assim sendo, os princípios fundamentais das Teorias de Taylor, Fayol, Mayo e
Weber foram e serão sempre os pilares da evolução e do desenvolvimento da
ciência da Administração e que têm motivado e impulsionado os estudos,
pesquisas,trabalhos e obras dos seus seguidores até os nossos dias.
É importante conhecer a história da Administração no Brasil e os precursores da
luta de torná-la reconhecida. A história da Administração iniciou-se em 1931, com
a fundação do Instituto da Organização Racional do Trabalho - IDORT, que
contava com o Professor Roberto Mange, suíço naturalizado, na sua direção
técnica.
Em meados do mesmo ano o Departamento Administrativo do Serviço Público,
até hoje conhecido pela sigla DASP, foi fundado pelo Dr. Luiz Simões Lopes. Por
este órgão foi criada a Escola de Serviço Público que enviava técnicos de
administração aos Estados Unidos para a realização de cursos de
aperfeiçoamento, com defesa de tese. Os conhecimentos e as ações
desenvolvidas por estes especialistas, no seu retôrno ao país, fez deles pioneiros
da Administração no Brasil, como profissão. Novamente sob orientação do Dr.
Luiz Simões Lopes, em 1944, foi criada a Fundação Getúlio Vargas, mantenedora
da EASP - Escola de Administração de Empresas de São Paulo.
Junto com o DASP, foi criado um cargo exclusivo de Técnico em Administração
(hoje Administrador).
Sentia-se então a necessidade de institucionalização urgente da profissão do
Administrador, como forma de preservar o mercado de trabalho para os que já
atuavam na Administração Pública e para os egressos daquelas escolas, bem
como, defender a sociedade de pessoas inabilitadas e na maioria despreparadas.
No entanto, institucionalizar uma profissão não é tarefa fácil e a estrtégia
adotada deveria consistir na fundação da ABTA - Associação Brasileira de
Técnicos de Administração, em 19 de Novembro de 1960, que tinha como símbolo
o hexágono.
A entidade recém-criada começou a desenvolver esforços com vistas a
preparação de um projeto de lei que institucionalizasse a administração. É de
inteira justiça salientar aqui a inestimável colaboração do Professor Alberto
Guerreiro Ramos, Técnico de Administração do DASP, na época Deputado
Federal, para a aprovação do projeto. Guerreiro Ramos foi decisivamente apoiado
pela ABTA na luta pela sanção presidencial, já que a reação de poderosas forças
contrárias pugnava pelo veto.
Afinal, com o importante apoio do Diretor Geral do DASP, a Lei nº 4769,
foi sancionada em 09 de Setembro de 1965, pelo então Presidente da República,
Humberto de Alencar Castelo Branco.
Para implantação da citada Lei, o Ministério do Trabalho nomeou uma Junta
Federal presidida por Ibany da Cunha Ribeir, aliada à ABTA, presidida por A.
Nogueira de Faria, que forneceu sua estrutura e seus recursos materiais e
humanos, implantando assim os Conselhos Regionais de Minas Gerais, Ceará,
Pernambuco e Bahia.
Entre os que exerceram o cargo de Técnico de Administração no DASP, além
dos acima mencionados, podemos citar Celso Furtado e Belmiro Siqueira. Este
último ocupou vários cargos naquela repartição pública, dentre eles o de Diretor
Geral, em 1967 e 1968.
BELMIRO SIQUEIRA é o Patrono dos Administradores, título que lhe foi
outorgado "pos-mortem" e dá nome ao concurso nacional anualmente promovido
pelo Sistema CFA/CRAs: prêmio "BELMIRO SIQUEIRA DE ADMINISTRAÇÃO".
Administrador, professor, consultor, assessor governamental, colunista de
vários jornais, sempre escrevendo sobre assuntos ligados à sua área de atuação.
Autor de vários trabalhos sobre Administração, foi eleito Conselheiro Federal em
1977 e Vice-Presidente do Conselho Federal de Administração - CFA, até 28 de
Novembro de 1987, data de seu falecimento. Na ocasião encontrava-se no
exercício da Presidência do CFA. Era mineiro de Ubá, nascido a 22 de Outubro de
1921.
Torna-se imperativo, nesta oportunidade, exaltar a valiosa, decisiva e
importante contribuição do Administrador Belmiro Siqueira. cujo
talento, profissionalismo e dedicação à nossa categoria ficarão para sempre
registrados nos anais da história da Administração, no Brasil.
Os profissionais de administração eram denominados, na época, de Técnicos
de Administração, o que transmitia uma conotação de formação escolar de nível
médio.
Mais de 02 anos após a publicação dessa Lei ela foi regulamentada através
do Decreto 61.934, de 22 de setembro de 1967.
Foi criado então, o órgão responsável pela disciplina e fiscalização do exercício
profissional: o CFTA – Conselho Federal de Técnicos de Administração, com a
missão de trabalhar pela afirmação da existência e fixação da profissão de
Administrador no macro-sistema sócio-jurídico-econômico nacional.
Começaram a ser criados outros Conselhos Regionais nas diversas capitais do
país, que hoje compõem o Sistema CFA/CRA's, com a finalidade de difundir e
consolidar a missão do órgão maior (CFTA) da categoria, com abrangência e
autonomia nas diversas regiões da Unidade Federativa.
Coincidindo com o 20° aniversário da criação da profissão de Administrador,
por força da Lei Federal n°735, de 13 de junho de 1985, foi mudada a
denominação de Técnico de Administração para ADMINISTRADOR, após uma
vibrante campanha em 1983, coordenada pelo CRA-SP, que levou ao Ministério
do Trabalho as reivindicações de todas as instituições do País ligadas ao campo
da administração: universidades, faculdades, associações profissionais,
sindicatos, além de milhares de assinaturas de profissionais e apoio de centena de
Câmaras Municipais.
Inicia-se, assim, um novo tempo de desenvolvimento e aperfeiçoamento da
Administração, como Ciência e como Profissão. A tecnologia moderna aliada aos
cientistas, pesquisadores e professores, com seus mecanismos, estudos e
trabalhos vêm provando que Administrar é necessário, proveitoso e imprescindível
em qualquer segmento, contexto ou situação na vida das pessoas, das
empresas e das entidades.
Neste ano de 2005 a profissão de Administrador completa, oficialmente, 40
anos de sua criação no Brasil e no decorrer dessas quatro décadas é inegável o
crescimento e o aperfeiçoamento das pessoas e instituições que estudam,
ensinam, trabalham, dirigem ou fiscalizam a profissão do Administrador, sejam
eles pessoas físicas ou jurídicas.
Atualmente existem mais de 1.700 instituições de ensino superior e de
especialização na área de Administração, um contingente de mais de 300.000
profissionais registrados em todo país, 600.000 alunos cursando
administração, além da demanda aos vestibulares da área, que só perdem para os
dos cursos de medicina.
Texto extraído do original da autora: Adm. Lucinda Pimental Gomes
Texto publicado no Informativo Mensal do CRA/CE, CRA em Ação, Ano 1
Nº 07Agosto/Setembro de 2005

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